Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil retirou de circulação 12 armas de fogo na manhã desta quinta-feira, em Formigueiro. A Operação Desarma foi coordenada pela Delegacia de Polícia do município. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na área urbana e na zona rural, nas localidades de Fundo do Formigueiro e Granja do Sossego. O objetivo era combater a posse ilegal de armas, crimes de ameaça e a caça irregular de animais silvestres, prática que se enquadra em crime ambiental.
Grupo troca tiros com a polícia durante abordagem em Santa Maria
Dentre as armas, estavam uma pistola calibre 22, revólveres calibre 38 e espingardas calibres 12 e 20. Os proprietários da armas que foram encontrados em casa foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento e foram liberados em seguida. Os demais estão sob investigação. Todos eles responderão por posse ilegal de arma de fogo.
- O cumprimento dos mandados decorre de investigações anteriores, denúncias anônimas, depoimentos, entre outros. A prática da caça é permitida, mas necessita de registro no Exército e de licença do Ibama - alerta o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, titular da delegacia de Formigueiro.
Brigada detém cinco pessoas em operação de capturas
A operação contou com a colaboração de agentes das delegacias de Agudo, São Sepé, Restinga Sêca e Silveira Martins. Ao todo, dez policiais civis e dois policiais militares participaram.